Formação para Escolas & Famílias

A dança (1909), de Henri Matisse.

Nem todas as escolas e nem todos os professores, por melhores que sejam, estão preparados para abordar todos os assuntos ligados à área da Educação. Isso porque somos direcionados e orientados, desde a graduação, a sermos especialistas em algo. Por isso, é preciso muita atenção e muito cuidado quando se aborda temas ou se usa metodologias sem ter o domínio e a familiaridade necessária porque uma fala ou uma prática equivocada pode desvalidar precisas e ricas impressões sociais e trajetórias de pesquisas.

Assim, na tentativa de compartilhar e redimensionar temas atuais, "polêmicos", urgentes e sugestões metodológicas favoráveis à promoção de uma educação crítica e humana, listo abaixo algumas formações disponíveis para lapidar a prática docente e enriquecer o alcance da escola:

1. Educação Antirracista: consciência histórica, direitos humanos e propostas de ação (Carga horária: 20h/a)

Em construção.

2. Bourdieu para sala de aula: a (trans)formação do gosto cultural (Carga horária: 3h/a)

Pierre Bourdieu, além de ser um dos maiores intelectuais franceses e mundiais do século passado, deixou um legado teórico bastante rico, não tão utilizado e por demais conectado à área da Educação. Dentre várias contribuições, ele esteve atento à formação do gosto cultural como resultado do jogo social apresentado ao ser humano desde do ambiente familiar aos seus interesses grupais e pessoais, sem desprezar a influência das instituições, analisar trocas simbólicas dentro da luta de classes e refletir sobre a produção e o consumo de bens culturais. Este curso, por sua vez, oferece aos profissionais da Educação uma metodologia capaz de traçar o perfil sociocultural das famílias, diagnosticar o gosto cultural dos alunos e planejar estratégias para transformá-lo a fim de favorecer a aprendizagem.

3. Como se conta a História: Brasil e Portugal (Carga horária: 4h/a)

Após uma análise atenta e crítica de livros didáticos populares de História utilizados em escolas e por alunos e professores do Brasil e de Portugal, este curso tende a destacar as convergências e as divergências existentes nas versões contadas sobre os mesmos períodos e os seus principais acontecimentos. Desse modo, disponibiliza-se uma série de contradições, equívocos e silêncios perceptíveis na escrita histórica com o intuito de ressignificá-la e, consequentemente, de lapidar a formação de profissionais da Educação e de aprimorar a promoção de um ensino mais científico e humano aos seus alunos. Além disso, inevitavelmente, aproximam-se as realidades educacionais e sócio-históricas de dois continentes.

4. História da Arte como mediadora de projetos educacionais (Carga horária: 5h/a)

Quando se fala sobre a metodologia de projetos educacionais, muitos professores temem a perda da autonomia e o trabalho em grupo; a escassez de ideias e a dificuldade de contribuir. Por isso, esse curso tem como objetivo apresentar inúmeros temas da História da Arte - desde a Arte Pré-Histórica à Arte Contemporânea - favoráveis à aglutinação coerente de disciplinas por meio de eixos de problematizações. Exemplos registrados e relatos de experiências são apresentados e detalhados para ilustrar a eficácia das estratégias e os resultados alcançados, além de servir para orientar os profissionais da Educação de como planejar, executar e avaliar seus projetos.

5. Como se dá a formação dos mais novos: família, religião, escola e mídia (Carga horária: 2h/a)

Este curso tem como objetivo apresentar como alguns sociólogos entendem a formação dos agentes sociais no mundo contemporâneo a partir da sua relação com agências tradicionais - a família e a religião - e agências modernas - a escola e a(s) mídia(s). Esse entendimento teórico construído através de pesquisas sobre as práticas sociais, por sua vez, ajuda-nos a identificar como se dá a formação dos mais novos e a construção de suas impressões sobre o mundo, assim como observar e dialogar com as suas posturas e como agir e reagir a elas, permitindo à família e aos profissionais de Educação distanciarem-se do sentimento de culpa e de impotência e aproximarem-se da interferência positiva e do protagonismo exemplar.

DEPOIMENTOS

Trabalhar junto com o Danilo me possibilitou ampliar meus horizontes como educadora. Acredito que ele desenvolve com maestria oportunidades de conhecimento e reflexão com alunos e com o público adulto, sejam educadores ou familiares. Seus apontamentos são essenciais na preparação pedagógica para abordar assuntos ligados à História. [Daiane Pettine, professora de Artes]

Para encantar é preciso, antes, ser encantado. É isso que o professor Danilo faz: ele encanta porque é encantado pelo que faz. Um Mestre Menino indignado com injustiças sociais, com os preconceitos, com os que perpetuam a ignorância, com os manipuladores, mas encantado com as possibilidades que o conhecimento e a educação podem permitir, com as janelas que podem abrir. Tem brilho nos olhos e fogo nas ventas. Por isso, Danilo me encanta. [Sandra Martins, professora de História]

Em caso de dúvida, orçamento, parceria e sugestão: prof.d.cardoso@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário