A dança (1909), de Henri Matisse. |
Nem
todas as escolas e nem todos os professores, por melhores que sejam,
estão preparados para abordar todos os assuntos ligados à área da
Educação. Isso porque somos direcionados e orientados, desde a
graduação, a sermos especialistas em algo. Por isso, é preciso
muita atenção e muito cuidado quando se aborda temas ou se usa
metodologias sem ter o domínio e a familiaridade necessária porque
uma fala ou uma prática equivocada pode desvalidar precisas e ricas
impressões sociais e trajetórias de pesquisas.
Assim,
na tentativa de compartilhar e redimensionar temas atuais, "polêmicos", urgentes e sugestões metodológicas favoráveis à promoção de
uma educação crítica e humana, listo abaixo algumas formações disponíveis para lapidar a prática docente e enriquecer o alcance
da escola:
1.
Educação Antirracista: consciência histórica, direitos humanos e propostas de ação (Carga horária: 20h/a)
Em construção.
2.
Bourdieu para sala de aula: a (trans)formação do gosto cultural (Carga horária: 3h/a)
Pierre
Bourdieu, além de ser um dos maiores intelectuais franceses e
mundiais do século passado, deixou um legado teórico bastante rico,
não tão utilizado e por demais conectado à área da Educação.
Dentre várias contribuições, ele esteve atento à formação do gosto
cultural como resultado do jogo social apresentado ao ser humano
desde do ambiente familiar aos seus interesses grupais e pessoais,
sem desprezar a influência das instituições, analisar trocas
simbólicas dentro da luta de classes e refletir sobre a produção e
o consumo de bens culturais. Este curso, por sua vez, oferece aos
profissionais da Educação uma metodologia capaz de traçar o perfil
sociocultural das famílias, diagnosticar o gosto cultural dos
alunos e planejar estratégias para transformá-lo a fim de favorecer
a aprendizagem.
3.
Como se conta a História: Brasil e Portugal (Carga horária: 4h/a)
Após
uma análise atenta e crítica de livros didáticos populares de
História utilizados em escolas e por alunos e professores do Brasil e de Portugal, este curso tende a destacar as convergências e
as divergências existentes nas versões contadas sobre os mesmos
períodos e os seus principais acontecimentos. Desse modo,
disponibiliza-se uma série de contradições, equívocos e silêncios
perceptíveis na escrita histórica com o intuito de ressignificá-la
e, consequentemente, de lapidar a formação de profissionais da
Educação e de aprimorar a promoção de um ensino mais científico
e humano aos seus alunos. Além disso, inevitavelmente, aproximam-se as realidades educacionais e sócio-históricas de dois continentes.
4.
História da Arte como mediadora de projetos educacionais (Carga horária: 5h/a)
Quando se fala sobre a metodologia de projetos educacionais, muitos
professores temem a perda da autonomia e o trabalho em grupo; a
escassez de ideias e a dificuldade de contribuir. Por isso, esse
curso tem como objetivo apresentar inúmeros temas da História da
Arte - desde a Arte Pré-Histórica à Arte Contemporânea -
favoráveis à aglutinação coerente de disciplinas por meio de
eixos de problematizações. Exemplos registrados e relatos de
experiências são apresentados e detalhados para ilustrar a eficácia
das estratégias e os resultados alcançados, além de servir para
orientar os profissionais da Educação de como planejar, executar e
avaliar seus projetos.
5.
Como se dá a formação dos mais novos: família, religião, escola
e mídia (Carga horária: 2h/a)
Este
curso tem como objetivo apresentar como alguns sociólogos entendem a
formação dos agentes sociais no mundo contemporâneo a partir da
sua relação com agências tradicionais - a família e a religião -
e agências modernas - a escola e a(s) mídia(s). Esse entendimento teórico
construído através de pesquisas sobre as práticas sociais, por sua
vez, ajuda-nos a identificar como se dá a formação dos mais novos
e a construção de suas impressões sobre o mundo, assim como
observar e dialogar com as suas posturas e como agir e reagir a elas,
permitindo à família e aos profissionais de Educação distanciarem-se do sentimento de culpa e de impotência e aproximarem-se
da interferência positiva e do protagonismo exemplar.
DEPOIMENTOS
Trabalhar junto com
o Danilo me possibilitou ampliar meus horizontes como educadora.
Acredito que ele desenvolve com maestria oportunidades de
conhecimento e reflexão com alunos e com o público adulto, sejam educadores ou
familiares. Seus apontamentos são essenciais na preparação
pedagógica para abordar assuntos ligados à História. [Daiane Pettine, professora de Artes]
Para encantar é preciso, antes, ser encantado. É isso que o professor Danilo faz: ele encanta porque é encantado pelo que faz. Um Mestre Menino indignado com injustiças sociais, com os preconceitos, com os que perpetuam a ignorância, com os manipuladores, mas encantado com as possibilidades que o conhecimento e a educação podem permitir, com as janelas que podem abrir. Tem brilho nos olhos e fogo nas ventas. Por isso, Danilo me encanta. [Sandra Martins, professora de História]
Em caso de dúvida, orçamento, parceria e sugestão: prof.d.cardoso@gmail.com.
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