O Povoamento da América

As três versões

1. Pelo Estreito de Bering: defendida pelo sítio de Clóvis (EUA) a partir de pontas de flechas de pedra lascada [11.200 anos].

2. Pelo Oceano Pacífico: defendida pelo sítio de Monte Verde (Chile) a partir de artefatos de pedra [13.500 anos].

3. Pelo Oceano Atlântico: defendida pelo sítio do Boqueirão da Pedra Furada (Piauí/Brasil) a partir de abrigo rochoso com arte rupestre [50.000 anos].

Na imagem não está representada a terceira versão

- Lagoa Santa (MG): ossos de animais extintos, esqueletos humanos, sepulturas e ferramentas de pedra lascada [11.500].

Luiza: traços africanos e australianos

- A vida dos primeiros habitantes do Brasil: eram nômades; moravam em cavernas e abrigos a céu aberto; praticavam a arte rupestre; os instrumentos revelam ser comum a prática da pesca e o uso de arco e flecha; dominavam a produção do fogo; praticavam a agricultura - em especial, cultivavam a mandioca; produziam cerâmica; e construíam moradias próximas aos rios e às matas.

Lembrete: é preciso não esquecer que muitas das características do Paleolítico não desaparecem no Neolítico. As características dos períodos podem coexistirem, assim como as características da "Pré-História" coexistem com as características dos períodos históricos posteriores e com o tempo presente. Hoje, por exemplo, as sociedades contemporâneas convivem com organizações sociais parecidas com as "pré-históricas". Afinal, a cidade de São Paulo não existe e, inevitavelmente, convive com a tribo amazônica dos Yanomami?

- Sambaqui: o "amontoados de conchas" e a descoberta de um crânio masculino.


- A cultura marajoara e a atuação de artesãos especializados.


- As casas de itararés: as adaptações ao meio para conviver com as condições climáticas.


Para ilustrar a aula, assista ao curta-animação Uhug na Serra da Capivara (2005), dirigido por Marco Bravo, e aos depoimentos de alguns indígenas sobre a sua condição contemporânea - disponível no Youtube!

Uhug na Serra da Capivara

Depoimentos de indígenas

Nenhum comentário:

Postar um comentário