Verso Expresso


Este é o resultado um projeto inter e multidisciplinar de conteúdos específicos, atualizações contemporâneas e escrita poética. Foi coordenador por mim e desenvolvido junto com professores de outras disciplinas. Foi uma caminhada nova e difícil, mas valeu a pena o desafio de produzir um fruto coletivo com as turmas do Oitavo Ano do Colégio Módulo. Partilho uma de cada capítulo: boa leitura!

BRASIL, MUITA CONFUSÃO | Letícia Maio

Brasil, muita confusão
Muita azaração
Quando uns têm água
Outros não têm nada
O governo? Xiii, tá nem aí.
Praias lindas! Do que adianta?
Com tanta lambança
A Copa é a solução
Todos ficam felizes sem razão
Mas cadê o necessário?
Escolas e hospitais
Não só estádios
Povo mole, país forte
VAMOS ACORDAR!!!

LATINO AMERICANO | Alexandre Pimenta

Latinoamérica es nuestro lar
Aquí nos se puede comprar todo lo que quieres
Para poder comprar nuestro lar
Por nuestros cadáveres terás que passar

América Latina é muito diferente
Todas as culturas misturadas
Como as pessoas, as comidas dos países
E até mesmo as cultural.
Tudo isso estará junto para sempre.

Tiene muchas cosas que no se puede comprar
"No se puede comprar la lluva
No se puede comprar el viento
No se puede comprar el sorriso
No se puede comprar la felicidade"

ÁRDUO TRABALHO | Ana Victoria Santana

Pessoas trabalham
Para ter o seu pão
Engolem sapo
Para ter o emprego na mão.

O QUE É SER CIDADÃO? | Kevin Liu

O que é ser cidadão?
Cuidar da minha cidade?
Jogar lixo no lixo?
Ser correto?

Ser cidadão é mais do que isso
Não há forma de explicar
Mas posso afirmar que é além de votar

Ser cidadão é ter cabeça
Saber a hora de protestar
Saber exigir seus direitos

Deixar entrar à mente
A ideia de que você comanda a cidade
Esteve sempre em suas mãos desde pouca idade
O que é ser cidadão? Você pode me dizer, então?

ADOLESCÊNCIA | Marina Costa

Você muda,
Seu corpo muda,
Seu jeito muda,
Seus sentimentos,
Sua forma de pensar e agir.
Tudo isso na mesma pessoa.

MEU CONSUMISMO ME CONSUMIU | Juliana Lima

Então, pessoal, deixa eu contar
Hoje na aula de inglês
Eu só quis abalar.

Nada de estudar, nada de lembrar.
Hoje no meu IPhone eu só vou conversar.
É mensagem daqui, é mensagem de lá.

Whatsapp e Facebook não param de vibrar.
Pra a minha casa eu vou.
Pra minha casa, vou jogar.

No meu XBox e no meu Kinect
As minhas calorias eu vou gastar.
Depois de dançar e dançar.

Posso até estudar
Mas garanto uma coisa
O meu consumismo nunca vai acabar.

A MATEMÁTICA EM NOSSAS VIDAS | Ana Elisa Fernandes

Matemática
Pode ser usada de tantos jeitos
É tão perfeitão
O jeito que a matemática se encaixa em nossas vidas

"Não iremos usar a matemática", dizia um estudante
Ele é comediante?
Vamos usar a matemática sim! Ela é importante!

MULHER FUMAÇA | Gustavo Pardini

Onde ela passa, ninguém vê
Onda anda, ninguém escuta
É a mulher fumaça.

Ela não é uma mulher comum
Ela é a mulher fumaça e
Nunca é a caça de ninguém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário