#somostodosracistas?


Quatro ex-alunos surgiram na minha conta do Instagram (22/05), curtiram várias fotos e deixaram o seguinte e mesmo comentário em uma delas: #somostodosmacacos. O que pensar?

a) São crianças inocentes que acharam o seu antigo professor de História e resolveram "matar a saudade" com um comentário afetuoso e desprovido de racismo.

b) São crianças inocentes que acharam o seu antigo professor de História e resolveram deixar um comentário ligado a um episódio abordado e discutido em sala de aula durante o Projeto O que há de negro em nós?, desenvolvido com muita seriedade ao longo de todo o ano passado - mesmo a escolha sendo de péssimo gosto, visto que discutimos, entre dezenas de outros, o episódio do Daniel Alves, da banana no campo, da campanha virtual vazia e da venda de camisetas pela lojinha do Luciano Huck. Em outras palavras, são crianças inocentes que resolveram mostrar para o seu antigo professor de História, consciente ou inconscientemente, que não entenderam nada.

c) São crianças inocentes que acharam o seu antigo professor de História e resolveram "brincar" usando as mais caras e melhores ferramentas tecnológicas para nada de construtivo e útil, em relação à sua formação intelectual, sem a supervisão dos responsáveis.

d) São crianças inocentes que acharam o seu antigo professor de História e resolveram ofendê-lo com um comentário infeliz - aproveitando que ele não faz mais parte do cotidiano.

Faixa etária: apenas treze anos. Estamos falando de alunos da rede particular, de colégio caro, famosinho e, majoritariamente, branco, ok? São os pequenos cidadãos da cidade mais "civilizada", "desenvolvida" e "moderna" do Brasil. Não estamos falando de alunos da rede pública! Seria exagero classificar a atitude deles como desrespeitosa, imatura, invasiva, preconceituosa e violenta? Que tipo de Educação é essa?

Prefiro não escolher nenhuma alternativa, nenhuma resposta. Tenho orgulho de lecionar como tenho lecionado. De abordar temas polêmicos e sérios visando a formação de cidadãos-humanos. Fiz, até aqui, a minha parte. E, como um bom professor, não deixo de aprender com os meus alunos - mesmo não dando mais aula para eles. Isso só confirma que eu fiz bem em largar a docência em 2015 e continuar estudando e pesquisando para voltar às salas de aulas mais firme e mais forte - mais pra frente. Até aprendi a restringir o acesso da minha conta do Instagram. Grato!

#somostodosnegros
#somostodoshumanos
#somostodosprofessores
#racismoécrime
#lei10639/03
#históriaeculturaafricanaeafrobrasileira
#projetooquehádenegroemnós?
#porumensinosériodaHistória
#nãovoudesistirdaEducação
#serprofessoréparaosfortes
#porumaeducaçãocríticaehumana

[Na tentativa de compreender o ocorrido, enviei uma mensagem para os quatro pela minha conta do Facebook onde reúno ex-alunos, alunos e colegas de profissão ("Não entendi o #somostodosmacacos em uma foto do Instagram. Você poderia explicar o motivo? Obrigado!"). As três garotas não responderam até o momento (24/05). O garoto respondeu ("Seu burro se não entende as coisas"). Não sinto a mínima vergonha de tudo isso. Sinto vergonha apenas da educação dada às crianças inocentes!]

[Levei dois dias para pensar o que fazer com tal fato. Poderia muito bem ignorá-lo. Mas, dentro do contexto em que nos encontramos e estamos vivendo, acho importante deixar registrado por questões educacionais, éticas, humanas, legais e políticas. Seguirei abraçado com a docência, com a causa e com a temática!]

Um comentário: