Projeto "Artes gregas: dos vasos aos palcos" [Processo]

Aproveitando o ritmo da ExpoArte 2012, as disciplinas de Educação Artística [Profa. Gisele Simões], História e Língua Portuguesa [Profa. Prycilla Santander] resolveram desenvolver um projeto capaz de misturar duas linguagens artísticas - artes plásticas e teatro -, o conteúdo das aulas de Grécia Antiga - das mitologia às contribuições culturais para o Ocidente, passando pelas organizações políticas e por alguns aspectos econômicos, culturais e, até, filosóficos - e de Poema & Poesia - da estrutura ao eu-lírico!

A sua trajetória começa na organização dos grupos; na aproximação de informações específicas sobre a produção de vasos gregos e o conteúdo das peças teatrais; na elaboração de projetos artísticos e na pesquisa de tragédias e comédias. Metade da caminhada você pode conferir aqui!

Informações específicas: 
Eufrônio e os temas artísticos


Elaboração de projetos artísticos:
o planejamento do fazer artístico


Orientações técnicas:
"sem bater, sem molhar, só alisar!"





Trabalho em grupo:
auxílio, respeito e troca

Grupo 1         Grupo 2

Grupo 3        Grupo 4

Grupo 5         Grupo 6

Grupo 7        Grupo 8

Produção individual:
liberdade e criatividade



Alguns resultados parciais...



Em seguida, os alunos irão moldar os vasos - de argila - e pintá-los; confeccionar os elementos das cenas teatrais e registrá-las; antes de compor uma poesia-legenda para elas. Logo, a outra metade só mais adiante - em novembro...

Todo o processo e seus resultados serão expostos para finalizar essa primeira caminhada no Ensino Fundamental II de modo diferente e divertido! Que os alunos continuem surpreendendo!

Em breve, mais novidades...

***

Seguem as tragédias e comédias dos respectivos grupos! Hora de pesquisar e revisar os seus conteúdos, pensar em como representar os seus personagens e os elementos do cenário - por meio do registro fotográfico de três cenas! Bom trabalho para os grupos!

6º Ano A

Tragédias: Prometeu acorrentado e Sete contra Tebas, de Ésquilo.
Comédias: As nuvens e As vespas, de Aristófanes.

6 Ano B

Tragédias: Medeia e Hécuba, de Eurípedes.
Comédias: Lisístrata e A Revolução das Mulheres, de Aristófanes.
6º Ano I

Tragédias: Édipo rei e Antígona, de Sófocles.
Comédias: As aves e As rãs, de Aristófanes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário