Projeto "O que há de negro em nós?" [Processo]

Depois de discutir Renascimento, Reforma e Mercantilismo - os principais processos históricos responsáveis pela estruturação do Capitalismo (até o momento) - e compreendê-los, que tal desenvolver um projeto sobre a cultura afro-brasileira a fim de pesquisar e compreender o que está por trás do feriado do Dia da Consciência Negra e as questões ligadas à diversidade cultural e ao preconceito racial? Em outras palavras, que tal aproveitarmos para abordar o conteúdo do terceiro trimestre - Brasil Colonial - a partir da trajetória e participação dos negros?

Para isso, faremos a leitura do livro Uma história da cultura afro-brasileira, de Walter Fraga e Wlamyra Albuquerque, a fim de compreender a influência da cultura africana ao longo da formação da identidade nacional e a condição de vida dos afrodescendentes no tempo presente por meio de discussões sobre a organização dos negros em solo africano, a captura desses pelos brancos europeus e o deslocamento às terras coloniais portuguesas na América do Sul...



Organizados em grupos, os Sétimos Anos, irão iniciar, sob a mediação coletiva e compartilhada com a professora Sandra Martins, uma discussão/reflexão sobre a história e a realidade dos negros brasileiros em paralelo a uma pesquisa sobre algumas personalidades negras com o objetivo de minimizar o estranhamento sobre o tema, (re)conhecer a sua importância e compartilhá-la através da produção e exposição - a ser realizada em novembro - de instalações artísticas sob a inspiração dos trabalhos de Arthur Bispo do Rosário, Flávio de Carvalho, Hélio Oiticica e Lygia Clark e às orientações de Gisele Campos, professora de Educação Artística. Abaixo, confira as personalidades negras selecionadas pelos alunos!


Com isso, iremos perceber que "classes sociais" e "cor da pele" ainda são temas importantes e favoráveis para entender o funcionamento da sociedade na qual vivemos. Enquanto isso, fiquem com uma compilação bacana de cenas de Amistad (1997), dirigido por Steven Spielberg, e com a voz de Paulo Autran, recitando Navio negreiro, de Castro Alves - antes de analisar duas músicas bacanas sobre o tema: Morro Velho e Negros!



MORRO VELHO
Composição: Milton Nascimento
Interpretação: Elis Regina


NEGROS 
Composição e interpretação: Adriana Calcanhotto


Nenhum comentário:

Postar um comentário