Poemas sertanejos

SERTÃO, SECA E TRANSPOSIÇÃO
(Confira o material da discussão que serviu de inspiração, clicando aqui!)

8A


A seca no sertão
Márcio Ribeiro

A pecuária no sertão
está uma desgraça.
Se a transposição não ocorrer logo
a água ficará mais escassa.

A água é fundamental
tanto para uma pessoa
como para um animal.
E se o problema não for resolvido.

Isso ficará fatal.

Morte Severina (?)
Beatriz Rózsa

Cada grão
plantado no chão.
Homens mortos
sob galhos tortos.

Do outro lado
o chão é guiado
para a "ponte da vida"
onde a água lhe deixa sem saída.

Sem título
Rafael Rinaldi

Quando morava no sertão
rezava para chover.
Agora que moro na cidade
rezo para comer.

Comer um pedaço de carne boa
como aquela do sertão.
Mas a seca da cidade está pior
porque falta amor no coração.

Um novo São Francisco
Maria Eduarda

Com a transposição do rio
um novo São Francisco surgirá.
Água irá levar
e alegria pro Nordeste trará.

Assim, a seca sumirá
e o gado sobreviverá.
As plantações crescerão
e todos do Nordeste felizes ficarão.

A morte no sertão
Guilherme Ganen

Nesse sertão a morte predomina
aqui passa muito rápido a vida
Pessoas têm a vida sofrida
e os sentimentos de sobrevivência os guia.

Nesse sertão há uma ferida
que parece que não termina.
Pai, mãe, filho e filha
imploram para que vivam  mais um dia.

8B

A transposição
Reinaldo Paiva

Transposição
sem finalização
sem dinheirão
sem chuvão

Adeus, terra de ninguém
Fernanda

Na minha terra não tem água;
Tem fome e pouca higiene sanitária;
Terra esquecida do Brasil;
Que não tem ao menos um dia de frio.

Meu balde está cheio;
Cheio de falta de esperança;
Mas devo continuar a procura com perseverança;
Tenho em casa minha mulher, meu pai e uma criança.

Às vezes, me pego pensando;
Não seria melhor a morte?;
Mas a vida continua me afastando;
Da minha única saída de sorte.

Dou adeus e começo a caminhar;
Minha família já vai a porta trancar;
Estamos saindo dessa terra de ninguém;
Para nunca mais voltar.

Seca
Giovanna Maio

O rio seco.
A água se foi.
E agora, o que sobrou?
Além deste calor que destrói.

Não se pode plantar;
Pois sem água para regar;
Não há plantação;
Neste chão.

Sertão
Natália Antenore

Quando vi o chão rachando,
o chão do meu sertão,
meu coração ficou doendo
de olhar aquele sertão.

Com sede e com fome
o povo se conforma,
pois é difícil e verdadeiro
o amor pelo sertão brasileiro.

Sem título
Vinícius Molina

A seca do sertão
não é imaginação.
Há pessoas morrendo
por falta de alimentação.

Eu tenho que dizer
para você, que
a alimentação é importante
para a gente sobreviver.

8I

A seca
Rafael Vieira

A seca se alastrou
quem pode se afastou
para a cidade se mudou
mas quando chegou, parou e pensou.

A pessoa se tocou
percebeu que a vida nada melhorou
lá havia muita água
mas somente isso mudou.

Seca no sertão
Giuliano Martinelli

Sertão, terra rachada e ferrada.
Plantas secas e sem frutos.
Vivemos aqui na solidão.
E seria melhor se tivéssemos um ribeirão.

Vivemos aqui com dor
e sofrendo neste calor.
Mesmo com a dor vamos vivendo,
mas não aguentaremos por muito tempo

[porque estamos morrendo].

Seca
Giovanna Vieira

Seca que passa e destrói
Seca que mata e separa
Seca que matou meu rebanho
Seca que matou minha família

Seca que me mata
Que mata e destrói
Que passa e separa
Seca que acabou com minha vida

O brilho do sertão
Thiago Ramos

Sertão, sertão,
que um dia
brilhava. Hoje
fica na escuridão.

Mas um dia
essas  luzes vão
acender, para 
um novo sertão renascer.

O sertão
Rafael Budoya

O sertão é tão seco
como um pão velho.
Será que tem solução?
Bem, espero que sim!

O sertão é tão quente
como o fogo na brasa.
Mas continuamos indo em frente


mesmo com essa fumaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário