Grécia Antiga [Parte 2]

Atenas

- O mito de Teseu e o minotauro e a unificação da Ática.
- Após a unificação, o rei tornou-se um dos nove arcontes - nomeados anualmente.
- A colonização de novas terras e o enriquecimento das cidades.
- A concentração das riquezas pela aristocracia.
- A insatisfação dos comerciantes, artesãos e camponeses.
- A crise social e as reformas políticas - de Sólon, principalmente.

# O fim da escravidão por dívida, a participação dos mais pobres na assembleia popular - a ekklésia, que escolhia os magistrados -, a criação do Conselho dos 500 - a boulé, que elaborava as leis escolhidas pela ekklésia; e, mais adiante, o sorteio para o preenchimento das magistraturas - a democracia, poder ou governo do povo.

Fonte: www.senado.gov.br/comunica/historia/agora.htm

# Arcontes > Conselho dos 500 ou boulé > Assembleia popular ou ekklésia.

# O ostracismo como punição para aqueles que ameaçam a democracia (dez anos fora da cidade).

- "O Século de Péricles": a remuneração das funções públicas; o incentivo às atividades econômicas e culturais; a reconstrução da acrópole destruída pelos persas.
- A cidadania ateniense e os homens, adultos, filhos de pais gregos.

Os mais ricos: política, filosofia e exercícios físicos.
Os menos ricos: donos de oficinas e pequenos proprietários.
Os pobres trabalhavam em troca de alguma remuneração.

Os metecos: os estrangeiros e os empréstimos de dinheiro a juros.

# As Guerras Greco-Pérsicas = As Guerras Médicas [300, o filme]: a vitória dos gregos e a participação dos atenienses e espartanos.


Educação ateniense

- As meninas aprendiam os serviços domésticos com as mães e casavam por volta dos quinze anos.
- Os meninos de famílias ricas aprendiam a ler, escrever, recitar poemas, cantar e tocar instrumento. Após os quinze anos, praticavam exercícios físicos e discutiam política e filosofia, antes da preparação militar.


Esparta

- Todos os cidadãos participavam da assembleia - a apela, uma reunião de soldados.
- Os anciãos das famílias ricas formavam a gerúsia - que determinava as ações dos éforos.
- Governo oligárquico; governo de uma minoria; governo dos esparciatas ou iguais.
- Os periecos eram os descendentes dos povos dominados pelos dórios - comerciantes, artesãos e donos de pequenas propriedades agrícolas e os hilotas eram a população de servos que habitava as terras conquistadas pelos dórios.

# Éforos > Gerúsia > Apela.

Educação espartana

- O exame do Conselho do Anciãos: em caso de deficiência, o sacrifício.
- As meninas eram educadas como em Atenas.
- Os meninos ficavam sob os cuidados das mães antes de seguirem aos quarteis para se dedicarem à militarização e suportar a dor, a fome e o frio - a noção de ritual de passagem. Os meninos que não fossem considerados aptos para a guerra tornavam-se inferiores.


A Guerra do Peloponeso e a dominação macedônica

- A formação da Liga de Delos, por Atenas, para expulsar os persas do Mare Egeu.
- O fornecimento de homens, navios e dinheiro e o controle marítimo.
- O embelezamento de Atenas com os recurso de sua liga.
- A Liga de Corinto, os interesses políticos de Esparta e a submissão de Atenas.
- A instabilidade espartana e a vitória do exército de Tebas.
- O enfraquecimento político, econômico e cultural e a invasão ao norte.
- A morte de Felipe II, o poder de Alexandre e a mistura da cultura grega e a cultura oriental.
- A cultura helenística, a difusão do grego e a importância de Alexandria.


Ele nasceu no mês do leão, sua mãe uma bacante
E o rei seu pai, um conquistador tão valente
Que o príncipe adolescente pensou que já nada restaria
Pra, se ele chegasse a rei, conquistar por si só.
Mas muito cedo ele se revelou um menino extraordinário:
O corpo de bronze, os olhos cor de chuva e os cabelos cor de sol.

(Refrão)
Alexandre,
De Olímpia e Felipe o menino nasceu, mas ele aprendeu
Que o seu pai foi um raio que veio do céu

Ele escolheu seu cavalo por parecer indomável
E pôs-lhe o nome Bucéfalo ao domina-lo
Para júbilo, espanto e escândalo do seu próprio pai
Que contratou para seu perceptor um sábio de Estagira
Cuja a cabeça sustenta ainda hoje o Ocidente
O nome Aristóteles - nome Aristóteles - se repetiria
Desde esses tempos até nossos tempos e além.
Ele ensinou o jovem Alexandre a sentir filosofia
Pra que mais que forte e valente chegasse ele a ser sábio também.
(Refrão)

Ainda criança ele surpreendeu importantes visitantes
Vindos como embaixadores do Império da Pérsia
Pois os recebeu, na ausência de Felipe, com gestos elegantes
De que o rei, seu próprio pai, não seria capaz.
Em breve estaria ao lado de Felipe no campo de batalha
E assinalaria seu nome na história entre os grandes generais.
(Refrão)

Com Hefestião, seu amado
Seu bem na paz e na guerra,
Correu em honrra de Pátroclo
- os dois corpos nus -
Junto ao túmulo de Aquiles, o herói enamorado, o amor
Na grande batalha de Queronéia, Alexandre destruía
A esquadra Sagrada de Tebas, chamada e Invencível.
Aos dezesseis anos, só dezesseis anos, assim já exibia
Toda a amplidão da luz do seu gênio militar.
Olímpia incitava o menino do Sol a afirma-se
Se Felipe deixava a família da mãe de outro filho dos seus se insinuar.
(Refrão)

Feito rei aos vinte anos
Transformou a Macedônia,
Que era um reino periférico, dito bárbaro
Em esteio do helenismo e dois gregos, seu futuro, seu sol
O grande Alexandre, o Grande, Alexandre
Conquistou o Egito e a Pérsia
Fundou cidades , cortou o nó górdio, foi grande;
Se embriagou de poder, alto e fundo, fundando o nosso mundo,
Foi generoso e malvado, magnânimo e cruel;
Casou com uma persa, misturando raças, mudou-nos terra, céu e mar,
Morreu muito moço, mas antes impôs-se do Punjab a Gilbraltar.
(Refrão)


# A valorização do corpo, a noção de beleza e a importância da virtude.

          

Não esqueçam das nossas discussões sobre corpo e beleza...

A beleza como reflexo da saúde e do modo de vida.
- Os atletas e a relação entre as suas qualidades e os valores de sua cidade.
- O gumnos, ginásio - "nu" -, os jogos olímpicos e a coroa de louros.
- Platão: "mente são e corpo são!".
- E hoje, valorizamos o mesmo? Existe imposição de padrão de beleza?

Escute a música Mulheres de Atenas, de Chico Buarque, para se aproximar um pouco da condição da mulher na Grécia Antiga. Compartilhe as suas impressões em uma das questões da nossa atividade!


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