PBL - O que é ser moderno?

Cândido ou o Otimismo:
uma resposta de Voltarie ao "melhor dos mundos" do Leibniz.


Esse conto filosófico e/ou novela, escrito, em três dias, no ano de 1758, retrata os olhares harmônicos de Cândido e suas passagens por várias partes do mundo. O tom sarcástico levou o livro a ser proibido após a sua publicação e hoje servirá para pensarmos sobre o mundo em que vivemos e os olhares que temos sobre ele.

Sobre os autores

Voltaire (1694-1778): escritorensaístadeísta e filósofo iluminista francês.
Leibniz (1646-1716): filósofo, cientista, matemático, diplomata e bibliotecário alemão.

- Trinta ilustrações para trinta capítulos.



- Observar as notícias atuais e tentar responder a questão: vivemos no melhor dos mundo ou precisamos de muito otimismo para viver nele?



O copo está meio cheio ou meio vazio?

Durante a Idade Moderna defende-se um otimismo favorável ao enraizamento do Capitalismo. Assim, o Velho e o Novo Mundo passam a pensar, agir e viver da mesma maneira: tudo pelo moderno! Mas, como discutimos desde o segundo trimestre - Renascimento, Reforma, Absolutismo, Mercantilismo e Grandes Navegações -, muitos desses pensamentos e dessas atitudes foram prejudiciais para várias culturas e seus povos. 

Com o passar dos séculos podemos perceber a valorização de vários e novos pensamentos e atitudes prejudiciais para culturas e povos, assim como para o próprio mundo e para os outros que vivem com a gente no mesmo mundo. Pensando sobre isso, vamos pensar em uma maneira de melhorar esse mundo lançando, em forma de desenho, um olhar otimista sobre o mundo e a modernidade que queremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário