Três olhares sobre o XIX

Foi dada a largada para a primeira pesquisa virtual coletiva sobre a Segunda Revolução Industrial. Sigam as orientações: a dupla deverá escolher uma imagem sobre o tema definido em sala de aula e enviá-la, com o nome da dupla e da imagem, para o e-mail do professor!

INVENÇÕES [9A]

Locomotiva a vapor [Guilherme Santos, João e Vitor Gabriel]

Barco a vapor [Angela Negrini e Luana Santalla]

Dirigível [Gabriela Guedes e Beatriz Raghi]

Motor de combustão interna e automóvel [Gabriel Tocaxelli e Matheus Costa]

Bicicleta [Larissa e Mônica]



Monowheel [Ana Carolina Teixeira]


Máquina de costura [Pedro Maldonado]

Máquina de escrever [Vinícius Miranda]

Distribuidor de tinta [Gabriela Barbieri e Júlia Nogueira]


Telefone [Belmira Alves e Júlia Scapucim]

Bateria voltaica [Gabriel Monte e Guilherme Isidoro]

Geladeira doméstica [Victoria e Sabrina]


 Rádio [João Cortes e Pedro Vinícius]

Efeito fotoelétrico e fotocélula [Letícia Poloni e Mirelle Barbosa]

CIDADES [9B]

Paris - França [Igor Guenjhi e Matheus Barbosa - Lucas Vinícius e Guilherme Rocha]

Londres - Inglaterra [Isabelle Miotto]

Nova Iorque - EUA [Nicolas Oliveira]

Lisboa - Portugal [Jéssica Bueno e Laís Lopes]

Moscou - Rússia [Letícia Moreno e Amanda Garbim]

Viena - Áustria [Gabriel Godoy]

Costa do Ouro - Gana [Beatriz Valério e Valeska Costa]

Macau - China [Gabriele e Yandra]

Santos/SP - Brasil [Alanis Nalio e Pamella Alves]

Rio de Janeiro/RJ - Brasil [Kaique Bazante e Mariana]

Porto Alegre/RS - Brasil [Leonardo Franciscon e Lucas Ferraz]

INTELECTUAIS [9C]

James Watt e a máquina a vapor [Marina Motta]

Claude Bernard e a Medicina baseada em evidências [João Vitor]

Michael Faraday e o Eletromagnetismo [Matheus Takata]

Friedrich Nietzsche e o Niilismo [Bruno Venturelli]

Thomas Edison e a lâmpada [Matheus Fraiole]

Karl Landsteiner e os tipos sanguíneos [Gabriel Thomazi]

Goethe e o Romantismo [Isabella Souza]

John Stuart Mill e o Utilitarismo [Victor Ercílio]

Machado de Assis: do morro à construção da ABL [Mariana Monteiro]

Impactos imperialistas

- Segunda Revolução Industrial: Europa, Estados Unidos e Japão.
- A política imperialista e o Neocolonialismo.

# Oportunidades de investimento de capitais, consumidores de manufaturados, produtores de matérias-primas, exploração de ouro e diamante, entre outros objetivos da dominação política, econômica e cultural.

- O espírito nacionalista, as teorias racistas e a "Missão Civilizadora".
- A Belle Époque, a cultura do divertimento, o lazer e a vida noturna.

# A fabricação do aço, a invenção do dínamo e do motor a combustão interna, a locomotiva, o barco a vapor, o uso do petróleo e seus derivados, o telégrafo e o telefone


As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores.
 Há para elas um direito porque há um dever para elas. 
As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores.
[Trecho do discurso de Jules Ferry, ministro francês]

Partilha da África


- O aumento populacional na África e a formação de grandes reinos.
- A Argélia, protetorado francês, e a presença de missionários ocidentais.
- O Congo como propriedade privada de Leopoldo II, rei da Bélgica.
- Os portugueses e os territórios  conquistados durante os século XV e XVI.
- O Marrocos espanhol e a formação do Sudoeste Alemão e da África Oriental Alemã.
- Os ingleses, a construção do Canal de Suez no Egito e a dominação sobre o Sudão, Uganda, atual Quênia e Zinbábue.

# A Conferência de Berlim (1885): é preciso ocupar e povoar para dominar.
# A indiferença dos europeus diante a diversidade cultural e política da África.

Partilha da Ásia


- O interesse pelos tecidos, a exploração inglesa e a Revolta dos Sipaios (1857).
- A vitória dos ingleses e a proclamação da rainha Vitória, imperatriz da Índia.
- Implantação de sistema de transporte e comunicação e obtenção de capital.
- Investimento inglês na dominação da Birmânia, Nova Zelândia e Austrália e China.

- A dominação inglesa e a Guerra do Ópio (1839-1842).

# Tratado de Nanquim (1842): a abertura dos portos chineses à Inglaterra, o pagamento de indenização, o controle de Hong Kong e o direito de serem julgados pelas suas próprias leis.

- A invasão dos ingleses na Baía de Tóquio (1853).
- A Grã-Bretanha, a Rússia e a Holanda pressionam o Japão.
- Guerra civil japonesa: enfraquecimento dos daimios e fortalecimento do imperador.
- Era Meiji: Mitsuhito e a política de "modernização" do país.

O último samurai (2003), dirigido por Edward Zwick.

# A formação da Comunidade Britânica de Nações - o império inglês.

A seca e o São Francisco


Já que vamos trabalhar com projetos o ano todo, nada melhor do que começar a ampliar as discussões da disciplina e aproximá-las de outras. Deixamos o processo de exploração do interior colonial, paramos para pensar a questão indígena e a importância da pecuária e seguimos para pensar a seca atual no Nordeste do nosso país e o andamento da transposição do rio São Francisco. Seguem alguns links de matérias sobre os temas pesquisadas pelos alunos - para enriquecer a caminhada e entrar no clima do bate-papo futuro sobre Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, e Vidas secas, de Graciliano Ramos!


Fantástico [20/01/2013]

Sobre a seca em terras nordestinas


7 de março de 2013 [Maria Luiza]
Seca faz produção de mel despencar no Rio Grande do Norte
4 de março de 2013 [Guilherme Ganen, Thiago Wittner e Maria Luiza]
Seca no Nordeste atinge 6 Estados e afeta 10 milhões de pessoas
Seca no Nordeste afeta 10 milhões de pessoas
Seca no Nordeste afeta 10 milhões de pessoas
28 de fevereiro de 2013 [Marcela Belluomini]
27 de fevereiro de 2013 [Marcela Belluomini]
15 de dezembro de 2012 [Guilherme Ganen]
Seca no Nordeste é considerada a pior dos últimos 30 anos
27 de novembro de 2012 [Luan Freitas]
23 de novembro de 2012 [Luan Freitas]
22 de fevereiro de 2013 [Marcela Belluomini, Thiago Oliveira e Guilherme César]
Ministro: transposição do São Francisco ocorrerá até o fim de 2015
13 de fevereiro de 2013 [Marcela Belluomini e Maria Luiza]
Ministério apura irregularidades na transposição do rio São Francisco
12 de fevereiro de 2013 [Maria Luiza]
Transposição do São Francisco: R$ 8,4 bilhões e nem uma gota d´água
9 de novembro de 2012 [Rodrigo Caciquinho]
Obras de transposição do rio São Francisco estão abandonadas em PE
27 de fevereiro de 2012 [Luan Freitas]
23 de fevereiro de 2012 [Luan Freitas]
29 de dezembro de 2011 [Vinícius Capelão]
Transposição do rio São Francisco esbarra em preço da tarifa de água
14 de abril de 2011 [Reinaldo Paiva]
Obras da transposição estão paralisadas em canteiro na Paraíba

Para ilustrar a leitura do meu conterrâneo, 
fica a dica da excelente animação de Miguel Falcão!


Sobre as tribos indígenas

Conflitos étnicos atuais

Guaranis - Guarani-Kaiowá - Munduruku - Potiguara - Aldeia Maracanã

Conhecendo algumas etnias...

Pankararu - PE [Larissa e Júlia]

Tikuna - AM [Larissa e Victória] [Alícia e Marina]

Apiakás - AM, MT e PA [Luan, Enzo e Matheus]


Arara - PA [Júlia e Larissa]


Asuriní do Xingu [Ana Luiza e Victória]


??? [Ana Maria e Bianca]


Guarani - ??? [Giovanna e Beatriz]



Akuntsu - RO [Carolina Campos e Thainá Souza]

Ashaninka - AC [Diego Augusto]


Tupinambá - ??? [Pedro Comuana]


 Xavante - MG [Gabriela Ohl]

Anambé - PA [Ludmilla e Beatriz]

Carta aos Yanomami

São Paulo, 22 de fevereiro de 2013.

Querida professora Luana e colegas Yanomami,


Gostaríamos de agradecer, desde já, a possibilidade de dialogar com vocês por meio desta carta. Acreditamos que será muito enriquecedor para todos nós conhecer, diretamente, um pouco mais sobre uma cultura indígena e o seu cotidiano para não conservarmos impressões erradas, reproduzidas, principalmente, nos livros e nos meios de comunicação.

Nós, um pouco mais de cem alunos e alunas de uma escola em São Paulo, a maioria com treze anos de idade e orientados pelo nosso professor de História, iremos descrever um pouco como é a vida na maior cidade do Brasil, antes de listar algumas perguntas ligadas aos nossos estudos e às nossas curiosidades. Espero que vocês, ao longo desses dois meses, possam descrever e compartilhar um pouco da vida e da história de vocês no extremo norte do país.

São Paulo é uma cidade muito grande. Toda ela é formada por muitas casas e prédio; muitas ruas e avenidas. Não temos florestas, apenas parques. Nem todos os moradores nasceram na cidade. Muitos pais e mães vieram de outras cidades e de outros países no passado. Ou seja, várias culturas diferentes vivem na mesma cidade. Quase todas as famílias não dividem o que têm uma com as outras.

A maioria das crianças brinca e estuda antes de se tornarem jovens, enquanto a maioria dos adultos trabalha para conseguir dinheiro. É com o dinheiro do trabalho que as famílias adquirem o que precisam para viver: a moradia, o uso de água e energia elétrica, a alimentação, a vestimenta, o calçado, o cuidado com a saúde, a educação, o transporte, os móveis e utensílios domésticos, os aparelhos eletrônicos, a diversão, etc. Gastamos dinheiro em todos os lugares mas, confessamos, não precisamos de tudo que compramos. Também usamos dinheiro para pagar impostos ao governo. É com esse dinheiro que os políticos deveriam cuidar das cidades de todo o país. Mas nem todo dinheiro é usado e, muitas vezes, parte dele é mal utilizado ou roubado pelos próprios políticos ou pelos seus colegas.

Os adultos não ganham a mesma quantia de dinheiro com o seu trabalho. A quantia varia de acordo com a sua atividade. E quando um adulto trabalha para outro, esse outro sempre ganha uma maior quantia de dinheiro. Como todos gastam o dinheiro para comprar o que precisam e não precisam para viver, todos produzem lixo e poluem muito o ar da cidade. Aqueles que não trabalham, não ganham dinheiro e, muitas vezes, não conseguem comer, vestir-se, morar, como os que trabalham. Alguns usam a violência para sobreviver e roubam, sequestram e matam outras pessoas.

Sem o cuidado e a atenção do governo, cada um tenta viver como pode sem se preocupar com os outros ao seu redor. Nem todos acreditam em deuses, nem participam de rituais. Todos parecem sobreviver na selva como os animais. Para tentar relaxar, a maioria se encontra pela cidade, escuta vários tipos de músicas diferentes, gosta de assistir televisão e filmes e se conectar com os outros e com o mundo através do computador e da Internet.

Abaixo, listamos e organizamos algumas perguntas. Ficaríamos muito felizes se vocês pudessem respondê-las!

Sobre a organização da etnia

- Vocês estão organizados em quantas aldeias? Quantos integrantes têm em cada aldeia? Cada uma tem um líder político, um cacique? Quantos anos tem o cacique? Cada uma tem um líder religioso, um pajé? Quantos anos tem o pajé? Quem toma as decisões na aldeia? Tem mais velhos, adultos, jovens ou crianças? Tem mais homens ou mais mulheres? Existe escola indígena? O governo ajuda vocês em algo? Como? Vocês têm documentos? E direito ao voto?

Sobre o cotidiano

- O que os homens fazem ao longo do dia? E as mulheres? E as crianças, brincam? De quê? E os mais velhos, o que fazem? O que vocês plantam e caçam? Quantas refeições fazem por dia? O que comem? Quais as ferramentas, instrumentos e utensílios domésticos produzem? O que vocês fazem quando não tem nenhum trabalho na aldeia? Vocês se comunicam com outras tribos? Quais os transportes vocês utilizam para se deslocarem? Vocês praticam alguma esporte? Vocês possuem animais de estimação? Quais os animais vocês temem?

Sobre as características culturais

- Qual a principal marca da etnia de vocês? Como são as suas moradias? De que material são feitas? Quantas pessoas acomodam cada uma? Onde vocês dormem? Como se vestem os homens? E as mulheres? Qual a língua falada por vocês? Existem livros para ensiná-la? Como vocês fazem para preservá-la? Vocês fazem rituais para tudo? O que os meninos precisam fazer para serem considerados homens? E as meninas para serem consideradas mulheres? O homem pode namorar e ter filhos com mais de uma mulher? E a mulher? Parentes podem namorar e se casar? As famílias costumam ter muitos filhos? Vocês acreditam em vários deuses? Quais são os principais? Fazem muitas festas? Quais? Vocês se pintam? Sempre ou apenas para os rituais/festas? Todos dançam? Todos tocam instrumentos? Quais? Vocês conseguem curar quais doenças com ervas medicinas? Vocês têm medo da morte? O que se faz quando alguém morre? Vocês já expulsaram ou podem expulsar algum integrante da tribo? Qual o critério para a expulsão?

Sobre o contato com a "cidade" e com o "branco"

- Vocês convivem com muitas pessoas da "cidade"? E com muitos "brancos"? Essa convivência é tranquila ou perigosa? Vocês gostariam de se comunicar mais com a "cidade" e com os "brancos"? Há conflito pela posse da terra? Vocês têm aparelhos eletrônicos? Quais? Vocês utilizam energia elétrica? Você têm acesso ao rádio e à televisão? Vocês têm acesso à Internet? Vocês fazem uso do dinheiro? Se sim, quem controla o uso do dinheiro? Muitos saem da aldeia com frequência? Se sim, quais os locais que frequentam? É permitida a visita de alguém da cidade? Qual o critério para realizar uma visita? Quais os famosos brasileiros mais conhecidos por vocês? E os famosos internacionais?

Aguardamos, ansiosos, notícias de vocês!

Um forte abraço, 
Professor Danilo e seus alunos.





[Esta carta é o resultado do encontro de dezenas de cartas. Ela começou a ser escrita nas primeiras aulas do ano quando, ainda falando das férias, senti a necessidade de começar a caminhada apresentando quatro recentes conflitos étnico-nacionais que chegaram à mídia e às redes sociais: na Bahia, no Mato Grosso, no Pará e no Rio de Janeiro - para trabalhar "expansão territorial no período colonial". Aproveitando o contato com uma amiga e excelente educadora, Luana Robles, decidimos nos comunicar. Para isso, os alunos descreveram, em grupo, a vida na "cidade grande" (São Paulo/SP) e listaram, individualmente, algumas perguntas com suas curiosidades. Ela tem como destino o extremo norte do nosso país: próximo às fronteiras que nos ligam/separam dos nossos companheiros latino-americanos e à cidade de Santa Izabel do Rio Negro. Agora, é só esperar...]