Renascimento Cultural

- Movimento cultural: as Artes e as Ciências.
- Fortalecimento da burguesia (lucro e sucesso individual) e valores greco-romanos.
- Humanismo: a valorização da religião, da fé e de Deus deu lugar à valorização da ciência, da razão e do Homem.
- Valores humanistas: o antropocentrismo, a preocupação central com o humano e a busca pela verdade (investigação/reflexão).
- O cultivo do hedonismo: a busca para satisfazer o prazer individual.
- Gutenberg e o seu tipógrafo: aumento da produção e da divulgação dos valores humanistas.
- A criação das universidades e dos liceus.
- Do Geocentrismo (Ptolomeu - Século II) ao Heliocentrismo (Copérnico - 1543).
- Desenvolvimento de novas ciências: Geografia, Botânica, Zoologia e Cartografia.
- Estímulo ao estudo da Anatomia e aperfeiçoamento da Matemática e da Geometria.
- O mecenato: a atuação do mecenas sobre a produção do artista.
- Elementos renascentistas: a técnica da perspectiva, a presença de paisagem, os traços humanos e a humanização dos seres divinos, elementos da mitologia grega e romana, a nudez, entre outros.
- Períodos da Renascença:
Trecento: transição do estilo gótico à cultura renascentista.
Quatrocento: o governo dos Médicis e os banqueiros (Sandro Botticelli, Donatello e Brunelleschi).
Cinquecento: o auge do Renascimento (Michelângelo, Rafael e Da Vinci).
- Expansão do Renascentismo: Ticiano e Jan van Eyck (pintura a óleo).   

Para complementar a aula, reveja uma parte do filme Agonia e êxtase (1965), de Carol Reed, que retrata o conflito entre a produção artística e os interesses do clero:


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