Para homenagear autores brasileiros, o Ensino Fundamental II teve de mergulhar nos universos literários de Monteiro Lobato (Sextos Anos), Mário Quintana (Sétimos Anos), Jorge Amado (Oitavos Anos) e Clarice Lispector (Nonos Anos) com o objetivo de estimular o fazer artístico por parte dos alunos sob os cuidados de Gisele Simões, professora de Educação Artística, e de Alessandra Galani, coordenadora do segmento. Esse "mergulho", por sua vez, foi além da pesquisa biográfica...
Os Sextos Anos entraram em contato com Monteiro Lobato a partir da leitura dos Doze trabalhos de Hércules. Misturando História, Literatura e Artes e organizados em grupos, os alunos utilizaram biscuit e arame colorido para dar forma tridimensional aos trabalhos do herói grego e às personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo que marcaram presença ao longo de sua desafiadora trajetória!
Já os Sétimos Anos aproximaram alguns curtos poemas de Mário Quintana e a sua "vida de hotel" para (re)pensar a sua identidade através da construção de autorretratos, escritos e pinturas em espelhos. Além de impulsionar uma oficina de tsuru no dia da exposição - influenciada pelo Poeminha do contra e abraçada por alunos de todo o Fundamental II!
Mais de longe - e a fim de divulgar os demais trabalhos expostos -, vale a pena compartilhar a caminhada dos Oitavos e Nonos Anos auxiliada por outros professores, assim como os outros espaços dedicados aos processos das aulas de Educação Artística realizados no primeiros semestre (Autorretratos barrocos e impressionistas e Máscaras egípcias). Enquanto os Oitavos traduziram as linhas nacionalistas de Jorge Amado por meio de isogravuras - xilo em isopor -, os Nonos traduziram algumas densas frases de Clarice Lispector por meio dos seus olhares fotográficos, inspirados pelas diversas paisagens contidas no Parque do Ibirapuera!
A ExpoArte 2012 agregou também uma atividade interdisciplinar - Educação Artística e História - sobre a arte egípcia realizada no início do segundo trimestre. Os alunos produziram máscaras de deuses com o objetivo de compreender melhor o conceito histórico do antropozoomorfismo e o conceito artístico da lei da frontalidade. Resultados excelentes - para conferir o processo, clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário