Folha de Rosto e Editorial
Direção: Eliana Carla Rodrigues.
Coordenação do Ensino Fundamental II: Alessandra Galani.
Idealização e Orientação: Prof. Ms. Danilo Cardoso.
Produção e seleção: Alunos dos Oitavos Anos.
Capa: XXX.
Ilustração das capas: Nome dos alunos participantes.
Revisores: Karine Fernandes e Marcelo Sussumu.
Assistentes de organização: Nome dos alunos participantes.
CARDOSO, Danilo (Org.). História em versos. Projeto anual do Oitavo Ano do Colégio Módulo. São Paulo: Futurama, 2013.
Apresentação
Prefácio
Índice
Parte I - Impressões sobre o outro
Capítulo I - Observando o sertão: seca e transposição.
Capítulo II - Conversando com a aldeia: poesia yanomami.
Parte II - Reflexos de uma revolução
Capítulo III - A urbanização.
Capítulo IV - O consumismo.
Capítulo V - A alimentação.
Capítulo VI - O que não tem preço?
Parte III - Eu e a História
Capítulo VII - As luzes e os protestos.
Capítulo VIII - Adolescência e independência.
Capítulo IX - Sobre o ato de estudar.
Capítulo X - História, vida e poesia.
Anexo I - Carta enviada aos yanomamis.
Anexo II - Carta recebida dos yanomamis.
Anexo III - Fotografias das turmas de autores.Índice onomástico
Epígrafe
Desenvolvimento
Parte I - Pensamentos sobre o outro
A partir das aulas sobre o processo de expansão territorial do Brasil durante o período colonial, concentramos nossas discussões sobre as estratégias desenvolvidas pelos portugueses para ampliar seu domínio, além da violência usada por eles sobre os indígenas.
Por ter sido pecuária uma delas, fomos levados conhecer à condição do gado e dos moradores no sertão atual por meio de notícias de jornais impressos e digitais e de uma reportagem sobre a intensidade da seca e os impasses da transposição do São Francisco. E, para ilustrar mais as impressões sobre o sertão, conhecemos a poesia de João Cabral de Melo Neto na animação dirigida por Miguel Falcão de título homônimo, Morte e Vida Severina. O olhar uma outra realidade brasileira, por sua vez, transformou-se em poemas e deu início a toda a caminhada...
Em paralelo, trocamos cartas com uma aldeia yanomami, mediada pela educadora Luana Robles, e construímos um olhar direto sobre uma porção do universo indígena através de uma carta coletiva. A experiência foi impulsionada pelos inúmeros conflitos étnicos acontecidos nos últimos anos e veiculados nos jornais e revistas, na televisão e nas redes sociais. Tornou-se preciso um diálogo transparente. O contato com índios serviu-nos de inspiração para (re)pensar a realidade paulistana e descrever uma outra, amazônica, em versos.
*Ver Anexo I e II.
Capítulo I - Observando o sertão: seca e transposição.
Parte II - Reflexos de uma revolução
Depois das aulas sobre a Revolução Industrial e a consolidação do Capitalismo, analisamos um conjunto de documentários e vídeos sobre as visíveis repercussões do tema na sociedade contemporânea: Entre rios, dirigido por , retrata a urbanização de São Paulo e a condição dos seus rios ao longo dos séculos; História das Coisas, dirigido por , descreve o processo de produção de mercadorias e de lixo estimulada pelo consumismo; Fome: o maior problema solucionável do mundo, vídeo institucional da ONU.
Na tentativa de compensar os problemas sociais atuais destacados pelo material, buscamos no cotidiano e no imaginário refletir e listar tudo o que não tem preço e apresenta-nos como fundamental a vida na sociedade capitalista. Alguns alunos aproveitaram para revirar lembranças da infância, enquanto outros descreveram pequenos atos diários, momentos familiares e seus sonhos. Nesses versos, uma série de singelezas consegue mascarar o caos do Capitalismo, nítido nos anteriores ligados ao material.
Capítulo III - A urbanização.
Capítulo IV - O consumismo.
Capítulo V - A alimentação.
Capítulo VI - O que não tem preço?
Parte III - Eu e a História
Ao estudar as ideias iluministas e sua influência na Revolução Francesa e nos processos de independência das colônias americanas, tentamos perceber os impactos e a presença das Luzes no tempo presente. Inevitavelmente, os temas nos levaram, em quatro momentos, a pensar mais o ser humano como um integrante da sociedade e, consequentemente, um produtor da História.
No primeiro, analisamos um conjunto de fotografias, relatos, vídeos e charges relacionado à "onda de protestos" no Brasil a partir de junho de 2012. Esse momento nos fez pensar melhor no poder político do cidadão e a relação da mídia com as manifestações. Já no segundo momento, depois de verificar a distância entre a emancipação política dos países americanos e a participação popular, discutimos o sentido do termo "independência" e o aproximamos a uma da fase vivida pelos próprios poetas. Ser adolescente é buscar a independência?
Reservamos os dois últimos momentos para: i) pensar a importância da escola, do professor e dos estudos - ainda influenciados pelas ideias iluministas e buscando caracterizar a mentalidade burguesa e ressaltar a educação como possível processo de transformação social - a partir do filme Pro dia nascer feliz, dirigido por Jaime Jardim; e ii) pensar a importância da História, da vida - nossa biografia - e da poesia para registrar a nossa trajetória a partir de uma seleção de poemas do Bertolt Brecht.
Reservamos os dois últimos momentos para: i) pensar a importância da escola, do professor e dos estudos - ainda influenciados pelas ideias iluministas e buscando caracterizar a mentalidade burguesa e ressaltar a educação como possível processo de transformação social - a partir do filme Pro dia nascer feliz, dirigido por Jaime Jardim; e ii) pensar a importância da História, da vida - nossa biografia - e da poesia para registrar a nossa trajetória a partir de uma seleção de poemas do Bertolt Brecht.
Capítulo VII - As luzes e os protestos;
Capítulo VIII - Adolescência e independência.
Capítulo IX - Sobre o ato de estudar.
Capítulo X - História, vida e poesia.
[Composição dos capítulos: Título e ilustração; Resumo e Poemas.]
[Páginas dos poemas: Numeração, margem superior; Poemas, com título em negrito e nome do autor, abaixo, em itálico; Título do capítulo, rodapé esquerdo centralizado; História em versos, rodapé direito centralizado.]
Anexo I - Carta enviada aos yanomamis.
Anexo II - Carta recebida dos yanomamis.
Anexo III - Fotografias das turmas de autores.Anexo I - Carta enviada aos yanomamis.
Anexo II - Carta recebida dos yanomamis.
Índice onomástico
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