- Movimento intelectual na Europa Ocidental entre o século XVII e XVIII.
- A relação entre iluminar, explicar e fazer compreender.
- Combate ao Absolutismo - ao Antigo Regime ou às monarquias nacionais. Ou seja, ao poder e aos privilégio: Filosofia das Luzes.
- O interesse de minimizar a ignorância, a superstição e o fanatismo religioso.
- O otimismo e a ideia de progresso: o desaparecimento das fronteiras políticas e culturais.
- A noção de civilização e a evolução dos estágios culturais.
- Os males sociais e a capacidade do ser humano.
Liberalismo político: direto à vida, à liberdade, à propriedade e à revolta.
Voltaire (1694-1778)
Liberdade de pensamento e de religião.
Montesquieu (1689-1755)
Apontamentos dos problemas sociais e defensor da tripartição do poder.
***
No Brasil, em Brasília...
Palácio do Planalto
Executivo: administra o país e executa as leis.
Congresso Nacional - Senado e Câmara dos Deputados.
Legislativo: elabora e aprova as leis.
Supremo Tribunal Federal
Judiciário: fiscaliza o cumprimento das leis e julga os conflitos.
***
Rosseau (1712-1778)
A influência no lema da Revolução Francesa: Liberté, Igualité e Fraternité.
Denis Diderot (1713-1784) e Jean D´Alembert (1717-1776)
Coordenadores da Enciclopédia - formada, em 21 anos, por 35 volumes e 2885 ilustrações, em 1751.
- A ideia da erudição como formadora de virtuosos e felizes.
Fisiocracia: o "governo da natureza".
- A economia é regida por leis.
- A lógica: oferta > procura < preço.
- O incentivo à produção.
Adam Smith (1723-1790)
- A fonte de riqueza é o trabalho.
- O liberalismo econômico: o incentivo ao livre comércio.
Divulgação das ideias iluministas:
I. Ambientes: praça pública, bares e cafés.
II. Meios: discursos, panfletos, livretos e jornais.
III. Público-alvo: trabalhadores e excluídos.
Os déspotas esclarecidos e os seus dois principais objetivos: i) acumular prestígio, poder e fama e ii) modernizar o país.
Frederico II, da Prússia: abolição de torturas, fundação de escolas, estímulo à produção científica, filosófica e literária e reforma de Berlim.
Catarina II, da Rússia: fundação de escolas e hospitais, combate à corrupção e modernização de São Petersburgo.
Marquês de Pombal, de Portugal: modernização do exército, incentivo ao comércio, expulsão dos jesuítas das colônias e fundação de escolas.
- Robert Darnton: imagem.
Rococó francês: suavidade de cores, clima de alegria e otimismo, uso de formas curvas e elementos decorativos - flores, laços e panos. Jean Honoré Fragonard!
Ótimo! Esse espaço é para isso mesmo. Ele é todo nosso! Qualquer dúvida fora da sala de aula, estou por aqui! :P Até quarta!
ResponderExcluirÓtimo!
ExcluirMuito interessante!!!
ResponderExcluir