A crise imperial
- Século III: a desigualdade entre as províncias romanas e a redução das guerras.
- As invasões bárbaras, o aumento dos impostos e a insatisfação popular.
- A ampliação da cidadania romana: os honestiores, "mais honestos", e os humiliores, "mais humildes".
# Diocleciano e a formação de uma tetrarquia: dois Augustos e dois Césares.
# Constantino e a concessão da liberdade de culto: o Édito de Milão.
# Teodósio e a divisão do Império: Romano do Oriente (Bizâncio) e do Ocidente (Ravena/Milão).
# A deposição de Rômulo Augusto, o último imperador romano do Ocidente [476].
- O esvaziamento das cidades e o início do processo de ruralização.
- O surgimento dos colonos e sua transformação em servos.
- A formação dos primeiros reinos [Século VI].
- O Império Romano do Oriente, o poder de Justiniano, a questão iconoclasta e o Cisma do Oriente.
Religião, família e educação
- O politeísmo e as influências etruscas, gregas, africanas e asiáticas.
- A grande família: pais, filhos, escravos e e libertos.
- O patriarcalismo e a organização dos casamentos - estratégia para aumentar o patrimônio.
- As separações durante a longa ausência dos maridos por causa das guerras.
- A formação das crianças de famílias ricas e a nutriz, a amamentadora, e o nutridor, o pedagogo.
- As meninas paravam de estudar na puberdade e podiam aprender ofícios domésticos e artesanais e casar-se, enquanto os meninos poderiam optar pela vida política ou militar.
- As famílias pobres, o analfabetismo e a aprendizagem do ofício pelo exemplo e pela convivência.
Do politeísmo ao monoteísmo
- As pregações de Jesus como ameaça às lideranças políticas judaicas.
- A crença no Deus único e no messias, a igualdade, o amor ao próximo e a Bíblia.
- As provas de fé, as perseguições romanas e o aumento de fiéis.
- O moralismo religioso e as noções de pecado e de salvação.
- O moralismo religioso e as noções de pecado e de salvação.
- O Édito de Tessalônica [Teodósio] e a conversão imperial.
Artes e diversões romanas
- A influência dos etruscos e a importância do desenvolvimento do arco.
Os banhos e as termas.
- As técnicas de pintura, o destaque do mosaico e a influência etrusca e grega nas esculturas.
- A Literatura e a produção de livros de história, romances, cartas, tratados de filosofia, retórica e religião, poesias e peças de teatro.
- As corridas de bigas e quadrigas, as lutas de gladiadores - escravos e condenados, torcidas e apostas - e o teatro.
- A política do pão e circo e as diversões como instrumentos para distrair e controlar o povo.
- A política do pão e circo e as diversões como instrumentos para distrair e controlar o povo.
Não esqueçam da nossa discussão entre as lutas dos gladiadores, a espetacularização da violência e as semelhanças com algumas modalidades contemporâneas...
Para finalizar as discussões sobre a Roma Antiga, assista ao vídeo da série Construindo um Império, produzido pelo The History Channel!
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