Educação Antirracista | #turma7

A #turma7 surge como convite-desafio de apresentar uma proposta de/para Educação Antirracista dentro da Academia e aconteceu no âmbito do projeto CONCILIA.UÉ: promover e desenvolver a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar na Universidade de Évora com estudantes, investigadores, docente e funcionárias entre 26 e 28 de junho. 


Um encontro de 12 horas. Três dias de construções e reflexões sobre o racismo dentro e fora da Academia e de Portugal – ontem e hoje. Um caminho do macro ao micro; do eu ao nós. Dinámicas e objetivos novos; mesmo discurso, formato e roteiro. Arte-educação porque a teoria não basta. Antirracismo como continuidade. Foi/é possível – sem adequação. Agradecemos a ponte de Liz Teles, a confiança da Rosalina Costa, da acolhida de Efraim Teles e todas as presenças e participações.






“O formato desconstruído” é muito motivante… estava com receio que fosse mais uma formação de despejar e encher matéria. Mas não, foi um espaço de reflexão… foi muito positivo, foi um remeber your self, o que incentiva e apoia os outros a fazer”

“Foi uma experiência (des)construtiva, enriquecedora e libertadora… aprecio, em particular, como consegue extrair de nós aquilo que nós pensamos que não conseguimos fazer! Levo mais na minha bagagem…”

“Esperava as apresentações teóricas, as referências históricas e bibliográficas. O que não esperava, mesmo, é esta abordagem tão ´aberta e informal. Esta metodologia de trabalho, tão abrangente... de temas tão poucos debatidos ultimamente... consegui entrar no ´espírito da coisa. Fiquei surpreendida por ser desenvolvida uma atividade deste tipo e com esta metodologia dentro da Universidade de Évora. Garanto que é uma grande inovação! Haverá, de certo, um ´antes e depois` desta experiência!

“Desde a disposição no espaço à criação de um ´espaço` seguro para partilhar ideias… o fato de podermos produzir algo: desde o desenho ao poema; o que levou, sem dúvida, a um maior envolvimento”. Adorei, recomendo e espero que possamos todes dar continuidade ao que aqui se começa a construir.”

“A formação superou as minahs expectativas. O tema foi abordado de forma ´simples e motivadora. O formador conseguiu criar empatia com os formandos... em situações mais ´tímidas`, ele conseguia que a ação fosse resolvida… Devia haver continuidade da mesma.”

“A primeira impressão foi estranha porque estou habituada a formação mais formal. Mas no final do primeiro dia sai da sala muito satisfeita pela forma descontraída como decorreu a formação e pelo material que podemos ter acesso na sala… A minha opinião no final da formação é completamente diferente e saio daqui hoje sentido-me uma pessoa mais informada, mais enriquecida, e de mente mais aberta… Espero que possa haver uma continuação de atividades entre o EducAR e a Universidade de Évora.”

“A formação superou as minhas expectativas… levou-me a refletir sobre as nossas atitudes.”

“Gostei muito desta formação pela forma da transmissão de conhecimento do formador. Essa forma de transmissão baseou-se na exposição, questionamento, reflexão e ação… menos formatada, mais flexível, livre e fluida permite não a interiorização de conhecimentos, mas a incorporação reflexiva e crítica conduzindo a formas diferentes de pensar e agir na sociedade…. Precisamos de mais!”

“Parabéns pela ousadia e pela coragem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário